sábado, 14 de janeiro de 2012

RADIOS

OS RÁDIOS





Os rádios são compostos de: transmissor, receptor, servos, suporte para pilhas e chave liga-desliga. 
O transmissor é o controle do seu automodelo, é ele que determina o movimento do carro na pista.
São muitos os modelos, uns com dois canais outros com três, uns com mais recursos e outros mais simples. O terceiro canal é mais utilizado nos automodelos nas escalas 1/5 e 1/6 para ajudar no esterçamento, ou nos carros menores à combustão que possuam marcha a ré.
O receptor fica instalado no carro, ele recebe as informações do transmissor e as envia para os servos que são os responsáveis em transformar essas informações em movimento, ou seja, o servo irá fazer o motor acelerar, acionará o freio, virará as rodas, tanto para o lado direito, como para o lado esquerdo e acionará, em alguns casos, a marcha a ré.
As pilhas podem ser alcalinas ou recarregáveis, não recomendamos pilhas comuns pois não duram muito tempo.
Os rádios transmitem numa freqüência específica, o que determina essa freqüência são os chamados “cristais”,  (carros com a mesma freqüência não podem andar juntos, à menos que sejam trocados os cristais para uma frequência diferente) eles podem transmitir em AM, FM PCM ou DSM. No caso deste último “DSM” quando ligado, o rádio vasculha por uma freqüência livre, não existem cristais.
Para finalizar a informação sobre rádios, verifique sempre a carga das pilhas, erga sempre a antena antes de sair pilotando, nunca desligue o transmissor com o carro ou o motor em movimento, cuidado com o alcance, como precaução não ultrapasse a 80 metros mesmo com pilhas novas, pois qualquer interferência, poderá fazer seu automodelo sair em disparada e sem controle.




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